Como lidar com as birras?

 

 

E aí, pessoal? Sobrevivendo à quarentena? Ou está muita guerra com a criançada em casa?
.
Vamos aproveitar este momento para falar um pouquinho sobre a famosa birra, que deve ter aumentado muito nesse período de confinamento, não?
.
Na verdade, birra não é o melhor termo para se usar para isso – ela tem um quê pejorativo. A birra, na verdade, nada mais é do que uma explosão emocional da criança. Vamos entender por quê:
A parte mais da frente do nosso cérebro, o córtex pré-frontal, é responsável pelo controle emocional. Ele é uma parte do cérebro que aumenta na infância e basicamente se reforma na adolescência, atingindo sua “forma adulta” apenas aos 25 anos de idade!
.
Isso quer dizer que, até esta idade, pode ser difícil controlar suas emoções – mas, lógico, vai ficando mais fácil conforme a criança envelhece.
.
Mas, e aí? Como eu posso trabalhar com isso?
.
Dica #1: Aja preventivamente. Deixe bem claro o que pode, o que não pode, e por quê. O combinado não sai caro para ninguém.
.
Dica #2: Restrinja as opções. Sabe quando a criança surta porque quer usar uma roupa de astronauta com cachecol em um dia de 40 graus? Então. Permita que ela tenha autonomia – eles precisam disso -, mas restrinja as opções. Em vez de deixar escolher o armário inteiro, escolha duas combinações e peça para a criança escolher qual prefere.
.
Dica #3: Compreenda o que está acontecendo. A criança faz birra porque não consegue se controlar. Você, porém, é adulto. Você consegue se controlar. Inspire, respire, não pire.
.
Dica #4: Acolha. Em vez de bater ou xingar, fique na mesma altura da criança, olhe nos seus olhos e diga: “Filho(a), eu entendo que você está bravo(a) por isso, isso e isso... Como eu posso ajudar? Se precisar, estou por aqui”. E ofereça um abraço. Às vezes, eles querem. Às vezes, estão tão bravos, que não. Nestas situações, é importante respeitar o espaço deles. Mas, acima de tudo, entenda que esta atitude não vai “mimar” a criança ou “perpetuar a birra”.
.
Você tem alguma outra dica? Deixe aqui nos comentários!
.⠀
Dr. David Nordon⠀⠀⠀⠀
CRM-SP 149764⠀l TEOT 15305 TEPOP 792⠀

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305