O que é osteocondrite dissecante de joelho?

A osteocondrite dissecante é uma doença em que um pedaço de cartilagem articular progressivamente se solta.

Essa enfermidade pode ser encontrada em diversas articulações, mas é mais frequente no joelho. Está relacionada de alguma forma a um estresse repetitivo ou a microtraumas, especialmente nos cotovelos, mas, no joelho, ainda se sabe pouco.

A osteocondrite dissecante de joelho predomina mais crianças e jovens entre 10 e 20 anos, com maior incidência entre os 16 e 18 anos.

Como saber se meu filho tem essa doença, Doutor?

Classicamente, eles vão andar com o pé rodado para fora, para aliviar a dor no principal local acometido, que é a face interna do joelho. Ocorre dor no joelho, manquejar, e às vezes estalidos e bloqueio dos movimentos. É uma doença de diagnóstico muito difícil e pode passar despercebida por muitos meses. Geralmente, levam-se até 14 meses para fechar o diagnóstico!

E como é feito o tratamento?

Em crianças, ela tende a evoluir muito bem, sendo tratadas apenas com acompanhamento e sintomático. No entanto, quando o esqueleto já está maduro, ela evolui mal, e podem ser necessárias técnicas como artroscopia.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Conhece alguém com esta doença? Marque aqui para ajudá-la!

Um grande abraço,⠀ Dr. David Nordon⠀⠀⠀ CRM-SP 149764⠀l TEOT 15305 TEPOP 792⠀⠀⠀