Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305

Therasuit funciona?

 

 

Uma publicação recente do Brazilian Journal of Physical Therapy (2017;21(5):307) fez uma revisão sistemática de 13 estudos sobre o uso destes trajes para reabilitação de pacientes com paralisia cerebral.

Como funciona?
Estas vestes, Therasuit entre outras, foram baseadas em trajes para treinos de astronautas em gravidade zero, criados na Rússia. Possuem elásticos que promovem resistência aos movimentos e, desta forma, fortalecem determinados músculos conforme desejado.

Como é feito o tratamento?
Há diversos protocolos, mas, de modo geral: o traje é usado por um determinado tempo (4-6 horas, geralmente), vários dias na semana, por 4 a 6 semanas. Porém, o que o estudo mostrou é que não basta usar apenas o traje; é essencial fazer o protocolo de exercícios. E fica a pergunta: o que funciona mais é o traje, ou o exercício?

Afinal, esta terapia funciona?
Estas técnicas ainda estão em sua infância. Com isso, há poucos estudos, a maioria com baixa qualidade metodológica. O que a revisão sistemática mostrou é que há algum ganho com o uso destes trajes, durante a terapia, mas ainda com dúvidas de por quanto tempo este efeito persiste, de qual o protocolo ideal, e até mesmo qual é o traje ideal.

Resumindo: o therasuit é mais uma terapia complementar para o tratamento de pacientes com Paralisia Cerebral. Ainda não temos certeza de seus efeitos positivos e negativos, mas, aparentemente, contribuem, ainda que de forma discreta (por enquanto), para a reabilitação.

E você? Tem alguma experiência com o Therasuit? Compartilhe aqui!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou marque uma consulta: (11) 5579-9090

Dr. David Gonçalves Nordon.
CRM 149.764 TEOT 15.305 TEPOP 792  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload