Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305

Síndrome de Down e o acompanhamento ortopédico

As crianças com síndrome de Down apresentam principalmente comprometimento do desenvolvimento neurológico. Isso pode ser em graus variáveis, de forma que algumas crianças praticamente não apresentam comprometimentos, exceto pelas características físicas, que sempre chamam a atenção.

 

No entanto, do ponto de vista ortopédico, eles apresentam alguns detalhes especiais que devemos cuidar. Como eles têm uma flexibilidade aumentada, podem apresentar o que chamamos de instabilidade atlantoaxial, que afeta a coluna cervical e pode ser muito perigosa. Além disso, a frouxidão ligamentar faz com que as articulações adquiram deformidades flexíveis que os outros não têm. Por exemplo, é muito comum apresentarem pés chatos e joelhos valgos, ou para dentro.

 

Por isso, recomenda-se uma avaliação periódica ainda mais frequente da criança com síndrome de Down, com atenção especial à coluna cervical e às outras deformidades adquiridas, caso haja, ou de forma preventiva, para que não ocorram ou progridam.

 

Além disso, é bom evitar que elas façam atividades que envolvam o apoio da cabeça, como cambalhotas, plantar bananeira, etc, ao menos até se certificar de que não há risco de instabilidade da coluna cervical.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou marque uma consulta: (11) 5579-9090

 

Dr. David Gonçalves Nordon.

CRM 149.764 TEOT 15.305

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload