Pé Cavo

É o aumento do arco longitudinal do pé. Seria o contrário do pé chato.

A principal causa do pé cavo é uma doença neurológica. No caso de pés cavos que aparecem espontaneamente, especialmente se com história familiar e bilaterais, pensamos na doença de Charcot-Marie-Tooth. Sequelas de trauma, barras ósseas (que são fusões entre os ossos), e outras doenças neurológicas, como paralisia cerebral e mielomeningocele, também são causas possíveis.

Em algumas crianças, porém, não descobrimos a causa.

Ao contrário do pé chato, que, via de regra, não causa dor, o pé cavo provoca dor especialmente sob a cabeça dos metatarsos (metatarsalgia), no "peito" do pé, no calcanhar e, às vezes, na borda lateral. Algumas doenças fazem com que a forma de apoio da criança mude, e ela coloque muito peso na borda lateral do pé. Todos estes lugares de apoio excessivo acabam gerando calos.

Como diagnosticar?

O exame clínico permite identificar o pé cavo e classificar sua gravidade. Outros exames, solicitados conforme a suspeita clínica, podem definir a causa (eletroneuromiografia; tomografia cerebral; ressonância magnética da coluna ou do membro inferior; tomografias e radiografias dos pés).

Como tratar?

O tratamento é definido, em parte, pela causa do pé cavo.

Calçados firmes, de caixa alta e que fiquem bem ajustados aos pés trazem mais conforto. Para alguns pacientes, tênis adaptados para pisadas supinadas são indicados.

Muitas escolas costumam prescrever palmilhas, em especial, as palmilhas de Valenti.

Geralmente, não operamos a não ser que o pé seja doloroso, ou haja uma deformidade progressiva. O tratamento cirúrgico deve se basear em cortes ósseos, associados ou não a procedimentos tendíneos, para reposicionar o pé, e as técnicas são múltiplas.

Ficou com alguma dúvida? Marque uma consulta! (11)5579-9090.

Dr. David Gonçalves Nordon