Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305

Distrofia Muscular de Duchenne

 

 

O que é?

 

Uma doença em que a formação da distrofina, uma proteína essencial para o funcionamento muscular, é produzida de forma inadequada ou não é produzida pelo corpo.

 

O que a criança sente?

 

Aproximadamente um terço das crianças apresenta comprometimento intelectual. Um sinal precoce da doença é atraso no ganho de marcos motores. Em geral, a maioria não consegue pular. Com o progredir da doença, ocorre perda de força dos membros inferiores, e a criança tipicamente “se escala” para ficar em pé.

 

Como fazer o diagnóstico?

 

Diante da suspeita, a simples medida da CPK, enzima que indica a destruição da musculatura, dá o diagnóstico de uma miopatia. No Duchenne, os valores ficam entre 20 e 200 vezes o normal. Uma criança com suspeita e valores menores que 10 vezes o normal não apresentam esta doença.

O diagnóstico é complementado com biópsia muscular e exames genéticos. 

 

Como é feito o tratamento?

 

O tratamento é multiprofissional e atualmente foca no uso de corticoides antes de começar a perda de função muscular, o que muda a história natural da doença, e atualmente muitas crianças chegam aos 40 anos de idade.

 

Como age o ortopedista?

 

A principal intervenção do ortopedista consiste em realizar cirurgias que permitam à criança continuar a andar. Quanto mais ela preservar a marcha, melhor o seu prognóstico. Para isso, conta com a ajuda essencial dos fisioterapeutas, psicólogos, neurologistas e diversos outros profissionais.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou marque uma consulta: (11) 5579-9090

Dr. David Gonçalves Nordon.
CRM 149.764 TEOT 15.305

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload