Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305

Cambalhota: quando é seguro?

 

 

Na verdade, há uma grande celeuma a respeito disso. É difícil encontrar alguma orientação formal de algum órgão ou estudo, até porque a comunidade científica dá mais ênfase às lesões pela cama elástica do que pela cambalhota. No entanto, nós temos certeza de uma coisa: a cambalhota deve ser evitada por crianças com frouxidão ligamentar e síndrome de Down, nas quais o estiramento de ligamentos das vértebras cervicais pode levar a sérias complicações.

 

Por outro lado, sobre a idade a partir da qual é seguro começar, não se há certezas. Pesquisando por aí, há especialistas que indicam começar apenas após os 4 anos de idade, pela maturidade neurológica e capacidade da criança de controlar sua musculatura.

 

Maaaasss... E se a criança começar sozinha?

 

Como vocês sabem, eu sou um adepto do desenvolvimento natural da criança. Do tipo “deixe-estar”. Ou seja: acredito que a criança só vai sentar, andar, comer ou dar cambalhota quando seu organismo disser que está pronta. Portanto, se ela não tiver nenhuma contraindicação como falamos há pouco, deixe que ela tente - mas em um local macio, para não se machucar, e sempre sob supervisão, como fazemos em todas as fases do desenvolvimento.

 

E não se esqueça do principal: não precisa forçar. Deixe que ela aprenda sozinha, quando estiver pronta.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou marque sua consulta: (11)5579-9090.

Um grande abraço,
Dr. David Nordon.
CRM 149.764 TEOT 15.305

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload