Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305

Fatos rápidos sobre Pé torto congênito

 

 

 

O pé torto congênito (PTC) é uma doença muito mais frequente do que se imagina. Ocorre em 1 a cada 1000 nascimentos, afeta mais meninos do que meninas, e em metade das vezes é bilateral.

 

É importante diferenciar do pé torto postural, em que o pé apresenta deformidade, mas apenas pela posição em que o bebê ficou no útero, sendo facilmente corrigível.

 

Por muitos anos, o tratamento do PTC foi feito com grandes cirurgias que apresentavam péssimos resultados. Já há muitas décadas, o Dr. Ponseti demonstrou o funcionamento da sua técnica de tratamento com nada além de trocas de gesso periódicas, que permaneceu esquecida por muito tempo, até ser "redescoberta" no fim do século XX e se tornou o padrão-ouro para o tratamento do PTC.

 

Com este tratamento, em algumas semanas o pé está totalmente corrigido. É realizado um pequeno corte no tendão de Aquiles, e depois é necessário utilizar uma órtese nos pés por três a quatro anos. Com isso, o pé fica praticamente igual ao outro na grande maioria dos casos, com mínimas complicações e nenhum risco cirúrgico.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou marque uma consulta: (11) 5579-9090

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload