Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305

Dores nas costas e o ciclo menstrual

 

 

Estes dias atendi uma paciente de 16 anos com lombalgia fazia dois. É uma queixa incomum para crianças e jovens, mas que vem se tornando progressivamente mais presente pelos nossos hábitos sedentários.

 

Só que, na hora de detalhar a dor, ela disse que ocorria exclusivamente antes de menstruar.

 

Dores musculares são muito comuns no período pré-menstrual. Dor lombar em especial, que pode ocorrer, também, no período ovulatório, que é 14 dias antes do início da menstruação. 

 

Esta relação com o ciclo nos deixa mais tranquilos, por ser uma lombalgia benigna, mas alguns fatores podem chamar a atenção: dores que se irradiam para as pernas, por exemplo, são mais relacionadas a problemas de discos intervertebrais, que geralmente, mas não exclusivamente, afetam pessoas a partir dos 25 anos (já vi um caso, bastante raro, de hérnia traumática em criança por queda de altura).

 

Além disso, dores progressivamente maiores, relacionadas ao ciclo menstrual, podem se associar a endometriose, uma doença em que tecido uterino se "aloja" fora do útero, podendo acometer praticamente qualquer lugar do corpo, e provoca dores horríveis no período menstrual. No caso, não quer dizer que se aloja na coluna vertebral, mas sim, em algum lugar da região abdominal, provocando uma dor referida ou irradiada para a lombar.

 

Por isso, mesmo que seja muito clara a relação entre dor lombar e ciclo menstrual, é sempre importante que seja bem avaliada por um médico.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou marque uma consulta: (11) 5579-9090

Dr. David Gonçalves Nordon.
CRM 149.764 TEOT 15.305

 

@pediatriadescomplicada @espacomedicodescomplicado

#ortopedia #ortopediainfantil #dorlombar #saúde #bemestar #ortopediapediatrica #criancas #dicadodoutor #ficadica #lombalgia #menstruação #endometriose #dor

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload