Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305

Beijo de mãe melhora a dor?

 

Imagine a seguinte situação: seu filho está correndo ou pulando e, de repente, cai, bate a cabeça e começa a chorar. Qual a sua reação instintiva?

 

Correr, abraçá-lo e dar um beijo no lugar que ele bateu. Isso é, se você for brasileiro, porque isso varia conforme culturas do mundo.

 

Agora, por mais instintivo que isso seja: beijinho de mãe funciona? Se você procurar na internet, há um estudo canadense que tentou jogar séculos de beijinhos por terra, dizendo que não, mas depois se descobriu que o estudo era falso!

 

O tratamento da dor em crianças é muito diferente do tratamento de adultos. A emoção influencia muito mais, uma vez que elas têm um controle emocional muito rudimentar. Desta forma, técnicas não farmacológicas, como abraços e beijos, funcionam muito mais do que em adultos (um estudo de Cingapura mostrou que esta técnica de aconchego é adotada por 89% dos pais - só?? - e diminui a dor em 50%).

 

Será pelo conforto? Será por afastar o medo do trauma súbito que lhe provocou a dor? Será que realmente são liberados hormônios e neurotransmissores analgésicos?

 

Não sabemos. E, mesmo que seja tudo placebo, que diferença faz? O importante é que é fato: beijo de mãe (ou pai, não sejamos injustos!) melhora a dor, sim.

 

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou marque uma consulta: (11) 5579-9090
 

Dr. David Gonçalves Nordon.
CRM 149.764 TEOT 15.305

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload