Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305

Dorso curvo é só postural?

 

 

Esta é uma queixa comum de consultório: cada vez mais vemos crianças e adolescentes com o dorso encurvado. Na maior parte das vezes, isso se deve à posição em que ficamos, tanto para usar celulares e laptops, quanto para ficar no sofá ou até mesmo no carro.

 

Algumas linhas falam da "síndrome de Atlas", em que carregar "o peso do mundo" nas costas (i.e., as pressões cotidianas) nos fazem adotar esta postura. Pessoas mais introspectivas e até aquelas com "menos coragem para enfrentar o mundo" têm uma tendência a jogar os ombros para frente e inclinar a cabeça.

 

Sem duvida, ergonomia e emoções têm uma grande influência na nossa postura, mas como diferenciar os casos em que o dorso curvo não é apenas postural?

 

Existe uma condição chamada Doença de Scheuermann, em que uma deformidade das vértebras, os ossos da coluna, levam à curvatura do dorso em adolescentes e adultos jovens.

 

O ortopedista consegue diagnosticá-la com algumas manobras do exame físico, no qual vemos que não é possível corrigir este encurvamento do dorso, e determinadas alterações radiográficas.

 

Muitas vezes o tratamento é apenas acompanhamento,  mas em certos casos são indicados coletes e até mesmo cirurgia.

 

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou marque sua consulta: 5579-9090.

 

Dr. David Gonçalves Nordon.

CRM 149.764 TEOT 15.305

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload