Frio piora dor articular?

  

Essa época de frio por aí, e é muito comum encontrarmos pessoas falando que suas dores pioraram. Tem muitos que falam que é lenda da vovó; outros falam que é verdade absoluta; e por fim, há aqueles que acham que é tudo frescura.

 

Temos sempre de lembrar que a dor é algo subjetivo, ou seja: a dor que eu sinto não é, nem nunca será, igual à sua. Portanto, se alguém fala que tem dor, seja criança, adulto ou idoso, nós temos de acreditar e compreender.

 

É bem observável em fraturas que a substância que recobre o osso, que se chama periósteo, conforme se recupera, forma uma espécie de neuroma, um pequeno nódulo de nervos, que é bastante sensível a mudanças de temperatura e pressão.  Isso explica por que sentimos dores em fraturas antigas quando está para chover, quando esfria, e etc.

 

Diversos estudos mostram esta relação na artrose, associada a estes nervos da articulação e aos barorreceptores - neurônios sensíveis à pressão.

 

A relação entre dor articular e frio é tão antiga, que na medicina tradicional chinesa é conhecida a síndrome por invasão de vento frio - que causa exatamente estes sintomas! Pacientes que vêm de outros lugares, por exemplo, do nordeste para o sudeste do Brasil, também referem que a dor piora enquanto estão no nosso clima mais ameno.

 

Como evitar isso? Manter-se aquecido, usar bolas de água quente, tomar remédios para dor e... Esperar o tempo melhorar!

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou marque sua consulta!

Dr. David Gonçalves Nordon.

 

CRM 149.764 TEOT 15.305

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305