O que é torcicolo congênito?

Um problema que pode trazer sérias consequências, se não for tratado desde o começo.

A criança pode apresentar alguns problemas no pescoço quando nasce, e todos eles se apresentam de forma bastante semelhante: o torcicolo postural, o torcicolo congênito e deformidades vertebrais.

Nas deformidades vertebrais, o problema é ósseo, de forma que a musculatura não se encontra encurtada, mas pode haver deformidades e restrições de movimento em maior ou menor grau. O diagnóstico pode ser muito difícil.

O torcicolo postural é quando a criança nasce com a cabeça em uma posição viciosa. Geralmente a musculatura é pouco ou não endurecida, e é possível mexer a cabeça para tirar desta posição fixa. Na maior parte das vezes, a doença melhora com alongamento, fortalecimento e o desenvolvimento da criança.

O torcicolo congênito, por outro lado, é um primo mais grave do postural. Acredita-se que um pequeno sangramento no músculo que gira o pescoço provoque uma fibrose, o que impede a movimentação do pescoço para um lado. Geralmente, a criança não consegue ultrapassar a linha média, ou seja, olhar para o outro lado.

Geralmente é possível palpar nódulos na musculatura do pescoço do bebê. Para o tratamento, é necessário um acompanhamento de perto, fisioterapia intensiva e sempre buscar outras doenças que podem estar associadas, como dos quadris e dos pés.

Complicações desta doença envolvem deformidades da cabeça e irreversíveis do pescoço e do equilíbrio corporal.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário, ou marque sua consulta!