Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305

Criança pode usar salto alto?

 

 

Hoje em dia é muito comum ver crianças pequenas usando estes tipos de sapato, para imitarem os pais ou ficarem na moda. No entanto, isso faz mal?

 

Há duas partes importantes do calçado que podem agredir seus pés. A parte da frente do é conhecida como caixa. Sapatos femininos geralmente têm uma caixa estreita ou triangular, que aperta os dedos, fazendo o pé parecer mais fino. Atrás, fica o salto, que pode ser agulha ou mais largo. Sapatos com saltos maiores que 2,5cm - aqueles com 5, 10, 15 cm! - jogam toda a carga do pé na sua ponta. Estes dois fatores vão progressivamente deformando o pé.

 

Os problemas mais comuns que podem ocorrer pelo uso de sapatos deste tipo são a Joanete e o Neuroma de Morton. Alguns estudos mostram que a incidência de neuroma de Morton - que é o crescimento anormal de um nervo na planta do pé, causada por sapatos inadequados, entre outros fatores, e que acomete principalmente mulheres de meia idade e causa dor, formigamento e às vezes dormência nos dedos - dobrou nos últimos dez anos, fato que provavelmente se associa ao aumento no uso de sapatos de caixa estreita e sapatos de salto.

 

Uma vez que estas deformidades são relacionadas ao tempo de uso do sapato, quanto mais cedo as pessoas começaram a utilizá-los, mais precocemente ocorrerão estas deformidades.

 

Portanto, por mais bonitinho que seja, não deixe sua filha andar por aí de salto alto. Quanto mais tarde começar a usar, melhor para a saúde do seu pé.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou marque sua consulta!

Um grande abraço,

Dr. David Gonçalves Nordon.

 

CRM 149.764 TEOT 15.305

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload