Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305

Você já ouviu falar de Sarcopenia?

 

 

O que é?

Sarcopenia é um processo de perda muscular que ocorre naturalmente, conforme envelhecemos, tornando-se mais acentuado após os 40 anos de idade. Estima-se que a partir daí, ocorra uma perda anual de 1 a 2% da massa muscular do nosso corpo.

 

O que causa?

A sarcopenia se associa a perda de força, fragilidade óssea e, conforme vamos ficando mais velhos, dor e desequilíbrio. Ela passa despercebida por muitos médicos, que muitas vezes nem sabem que ela existe ou ocorre, e atribuem os sintomas a diversas outras causas, como, por exemplo, “senilidade”. Muitas vezes, com o passar dos anos, a pessoa fica feliz que está “mantendo o peso”, quando, na realidade, está apenas trocando massa magra (i.e., músculos) por massa gorda.

 

Como diagnosticar?

Uma avaliação clínica, com a associação do cálculo do Índice de Massa Corpórea, a medida da circunferência da panturrilha (que deve ser maior que 32cm nas mulheres e 34cm nos homens), de pregas cutâneas e bioimpedância ajudam a estabelecer o diagnóstico. Além disso, a DXA (Absorciometria de Raios X), exame que pode ser realizado com a densitometria medular óssea, é uma forma confiável de diagnóstico.

 

Como tratar?

Fazendo o que ninguém quer fazer: atividades físicas. Não precisa virar halterofilista olímpico; exercícios moderados, porém constantes, ajudam a recuperar a musculatura, algo que pode ser feito em qualquer idade.

 

Como prevenir?

Nunca deixe de fazer atividades físicas. Constância é a palavra-chave; mesmo que ocasionalmente haja faltas, férias, etc, o importante é nunca parar. Uma dieta adequada e equilibrada, que permita um aporte adequado de proteínas, também é fundamental para manter a massa magra. E muito cuidado com dietas restritivas – porque você perde um pouco de tudo, inclusive músculos!

 

Ficou com dúvidas? Deixe um comentário ou marque uma consulta!
Um grande abraço,
Dr. David Gonçalves Nordon.
CRM 149764 TEOT 15305

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload