Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305

Escoliose causa dor nas costas?

 

 

 

"Minhas costas doem por causa da escoliose".

 

"Eu fiz um raio x e disse que eu tenho escoliose".

 

A grande maioria dos pacientes com escoliose que atendo no consultório fala alguma destas frases. Escoliose é uma doença bem menos comum do que se imagina, e menos ainda relacionada a dor nas costas.

 

Vamos lá: escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna, ou seja, a coluna é inclinada e rodada de forma anormal. De forma anormal, porque algum grau de inclinação é tolerável. Lembre-se de que a coluna é naturalmente curva.

 

Mas, e o exame?

 

Até determinado grau de curvatura da coluna, não consideramos como escoliose, mas sim como um desvio da normalidade. A coluna não precisa ser totalmente reta - e nem deve! A posição em que se fica durante o exame de raio x também pode criar curvas que normalmente não existem.

 

Para diagnosticar escoliose, mais do que realizar exames, é necessário que o médico examine o paciente. 

 

Mas... E a dor?

 

Pessoas com escoliose abaixo de 70 graus não apresentam dor nas costas além do normalmente apresentado por pessoas sem esta doença. Ou seja: escoliose, no geral, não causa dor. O que causa são os problemas comuns: dor muscular, dor mecânica por sobrecarga, obesidade, artrose, hérnia de disco, compressão do ciático...

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou marque sua consulta!

 

Um grande abraço,

Dr. David Gonçalves Nordon

CRM-SP 149.764/TEOT 15.305

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload