Andar na ponta dos pés é sinal de problema?

 

 


Esta é uma dúvida bastante comum. Muitas crianças, quando começam a caminhar, andam na ponta dos pés. Se elas não têm nenhuma doença, chamamos isso de Marcha em Equino Idiopática.

 

É difícil calcular qual a porcentagem de crianças que começam a andar assim, mas sabemos que é algo relativamente comum e na maioria das vezes benigno.

 

No entanto, para o médico poder dizer com certeza que não há nenhuma doença relacionada, é preciso fazer um exame detalhado. É preciso primeiro excluir a causa mais comum de marcha na ponta dos pés: a paralisia cerebral, que pode ser tão leve a ponto de só comprometer os pés.

 

Outras doenças a serem excluídas são o encurtamento de tendões e a doença de Kohler, que faz a criança andar na borda do pé.

 

Se a criança realmente não tiver nenhuma alteração, aí, sim, podemos considerar como Marcha em Equino Idiopática. O lado bom é que ela geralmente melhora sozinha até os cinco anos de idade, mas sempre recomendamos certos alongamentos e exercícios, e às vezes até mesmo fisioterapia, para ajudar a evolução da marcha da criança.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

 

Dr. Gonçalves David Nordon.

CRM 149764 TEOT 15305

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305