Dr. David Nordon

Rua José António

Coelho 801 - Vila Mariana

São Paulo - SP

​​

E-mail

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

CRM 149.764

TEOT 15.305

Andar na ponta dos pés é sinal de problema?

 

 


Esta é uma dúvida bastante comum. Muitas crianças, quando começam a caminhar, andam na ponta dos pés. Se elas não têm nenhuma doença, chamamos isso de Marcha em Equino Idiopática.

 

É difícil calcular qual a porcentagem de crianças que começam a andar assim, mas sabemos que é algo relativamente comum e na maioria das vezes benigno.

 

No entanto, para o médico poder dizer com certeza que não há nenhuma doença relacionada, é preciso fazer um exame detalhado. É preciso primeiro excluir a causa mais comum de marcha na ponta dos pés: a paralisia cerebral, que pode ser tão leve a ponto de só comprometer os pés.

 

Outras doenças a serem excluídas são o encurtamento de tendões e a doença de Kohler, que faz a criança andar na borda do pé.

 

Se a criança realmente não tiver nenhuma alteração, aí, sim, podemos considerar como Marcha em Equino Idiopática. O lado bom é que ela geralmente melhora sozinha até os cinco anos de idade, mas sempre recomendamos certos alongamentos e exercícios, e às vezes até mesmo fisioterapia, para ajudar a evolução da marcha da criança.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

 

Dr. Gonçalves David Nordon.

CRM 149764 TEOT 15305

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload